| 26/06/2003 11h02min
Pela quinta vez consecutiva, a taxa de desemprego total na Região Metropolitana de Porto Alegre apresentou elevação. A Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA) apurou em maio uma taxa de 16,6%, superior em 0,03 ponto percentual à do mês anterior, de 16,3%. O contigente de desempregados alcançou 292 mil indivíduos.
Com a mesma tendência observada no indicador que reflete o número de desempregados, a taxa de ocupação (pessoas que possuem trabalho remunerado exercido com regularidade ou que tem atividade remunerada exercido de forma irregular, mas sem procura de trabalho diferente da atual) se elevou no quinto mês de 2003. Depois de quatro meses em queda, a expansão verificada, de 0,9%, foi impulsionada pelos desempenhos favoráveis de indústria, crescimento de 3,8%, serviços (1,0%) e comércio (0,9%).
Considerando-se a forma de inserção no mercado de trabalho, apurou-se um crescimento de 3,3% no grupo de assalariados do setor privado sem carteira de trabalho assinada. Em contrapartida, houve quedas de 3% entre os empregados domésticos e de 2,7% entre os assalariados do setor público.
A PED-RMPA apurou ainda que, em abril, houve variação de -0,7% no rendimento real médio do total de ocupados e queda de 2,7% no rendimento médio dos assalariados. Em valores monetários, os rendimentos médios reais ficaram estimados em R$ 786,00 e R$ 784,00 respectivamente.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.