| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça, da 24, que nem "cara feia", nem o Congresso Nacional ou o Poder Judiciário vão impedir a retomada de crescimento no país, o que inclui a queda dos juros.
Em discurso na Confederação Nacional da Indústria (CNI), Lula afirmou que um dos caminhos para voltar a aquecer a economia é reduzir os juros para o consumidor final e que, para isso, o governo anuncia nesta quarta, dia 25, medidas de incentivo ao crédito para a população de baixa renda.
Ele classificou de "escorchantes" os juros do mercado financeiro.
– Hoje uma pessoa que precisa pegar R$ 200 numa dessas empresas que fazem propaganda na televisão está pagando 332% . Queremos emprestar esse dinheiro a dois por cento para que a pessoa possa comprar geladeira, televisão e até comida – disse o presidente em cerimônia de entrega de prêmios a alunos do Senai realizada na CNI.
– A cada dia que passa me sinto o brasileiro mais otimista que este país já teve, nada, pode ficar certo que não tem chuva, não tem geada, não tem terremoto, não tem cara feia, não tem o Congresso Nacional, não tem o Poder Judiciário. Só Deus será capaz de impedir que a gente faça esse país ocupar o lugar de destaque que ele nunca deveria ter deixado de ocupar. Eu acredito nisso e vou trabalhar para isso – acrescentou.
Lula lembrou que para criar as condições para a queda dos juros e retomada do crescimento será necessário votar as reformas previdenciária e tributária, que têm causado grande debate no Congresso e em setores do Judiciário, que querem uma proposta de Previdência própria.
O presidente prometeu que o governo vai começar a "fazer as coisas com mais intensidade no país". Ele lembrou que, há cerca de um mês, havia dito que o país presenciaria um "espetáculo de crescimento". Segundo ele, o governo sabe das dificuldades para chegar a este crescimento, mas há determinação para isso.
O presidente lembrou no discurso que tem apenas o diploma de torneiro mecânico do Senai.
– Eu sou suspeito para falar do Senai. Sou um acontecimento inusitado do Senai. Quem imaginou que do Senai sairia um presidente da República?
Com informações da Reuters e Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.