Notícias

 |  hmin

Senadores dos EUA estão otimistas com morte de Saddam

Senador Pat Roberts afirmou esperar que busca intensiva em andamento no Iraque seja proveitosa

Líderes do Comitê de Inteligência do Senado norte-americano estão otimistas com o fato de que forças dos Estados Unidos em busca do presidente Saddam Hussein podem tem sido bem-sucedidas. Contudo, não confirmaram nada.

Em entrevista ao programa Fox News Sunday, o senador Pat Roberts, do Kansas, afirmou que espera que uma busca intensiva em andamento no Iraque seja proveitosa. Roberts é o presidente republicano do Comitê de Inteligência do Senado.

Ele disse que nem ele nem o vice-presidente da comissão, o senador democrata Jay Rockefeller, de West Virginia, foram informados da morte de Saddam.

– Não acho que o Pentágono tenha confirmado. Mas com esse esforço agressivo que temos organizado, não ficaria surpreso. Pat e eu esperamos que tenhamos sido bem-sucedidos, mas não sabemos – disse Rockefeller.

Os senadores se manifestaram em meio a uma onde de relatos sobre o paradeiro de Saddam, incluindo informações de uma autoridade capturada que disse que Saddam e seus filhos, Uday e Qusay, estavam vivos depois de escaparem para a Síria após a queda de Bagdá e depois retornando ao Iraque.

O jornal britânico Observer, citando fontes militares, informou que especialistas norte-americanos estão realizando testes de DNA em restos humanos, acreditando que sejam de Saddam e um de seus filhos.

Os restos foram retirados de um comboio de veículos atingido na semana passada por forças norte-americanas seguindo informações de que Saddam e membros de sua família viajavam no deserto ocidental próximo à Síria, segundo o jornal. A informação não pôde ser confirmada imediatamente por Washington.

Autoridades norte-americanas confirmaram no sábado que tropas de Operações Especiais e agentes de inteligência paramilitar no Iraque estão conduzindo uma busca intensa armada, com base em informações fornecidas pelo secretário pessoal de Saddam, Abid Hamid Mahmud al-Tikriti, um dos mais importantes dos 55 iraquianos mais procurados, que foi capturado na semana passada. Os oficiais alertaram, no entanto, que a informação pode ser suspeita.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.