| 20/06/2003 13h
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta sexta, dia 20, durante audiência na Casa Branca com o presidente norte-americano, George W. Bush, que as relações dos dois países devem ser baseadas na sinceridade e na confiabilidade entre os dirigentes, não sendo apenas um jogo de cena para a imprensa. Antes do início da reunião, os dois presidentes fizeram um rápido pronunciamento para os jornalistas falando das expectativas do encontro.
Bush foi o primeiro a falar, deu as boas vindas a Lula, e disse que a reunião mostra o quanto as relações Brasil-Estados Unidos são importantes.
Segundo Bush, o Brasil é uma parte muito importante para manter a América do Norte e a América do Sul em paz, com prosperidade.
– Eu posso dizer que do ponto de vista dos Estados se trata de uma relação vital muito importante e sempre crescente – disse Bush.
O presidente norte-americano disse estar "muito impressionado" com a visão de mundo do presidente brasileiro. De acordo com Bush, Lula é um homem que tem a capacidade de trabalhar conjuntamente com os membros do seu governo com o povo brasileiro em favor da prosperidade, contra a pobreza e a fome.
Já Lula afirmou que os dois países podem surpreender o mundo. Ao convidar Bush para conhecer as maravilhas do Brasil, Lula salientou que o país tem muito mais do que samba e futebol. A declaração teve recepção positiva do mandatário dos Estado Unidos, que sorriu após o convite.
– Eu acho que o Brasil é e pode continuar sendo um grande parceiro dos EUA. Temos muitas coisas em comum e certamente essa reunião que estamos fazendo hoje, que não é apenas uma reunião entre dois presidentes, mas é uma reunião entre dois governos, servirá para que nossos ministros continuem a trabalhar independente de nós – destacou Lula.
Desde que tomou posse em janeiro, este é o primeiro encontro entre os dois. Anteriormente, Lula havia se reunido com Bush, mas ainda não tinha assumido a Presidência. Na ocasião, ele foi criticado por usar o broche do PT na lapela do paletó. Nesta manhã, o presidente brasileiro substituiu o símbolo do partido pela bandeira do Brasil. A gravata, por sua vez, era vermelha.
Lula desembarcou em Washington na quinta, dia 19, acompanhado de 10 ministros. Lula será o primeiro chefe de Estado que não apoiou os Estados Unidos na guerra contra o Iraque a ser recebido por Bush.
Representantes do sistema financeiro e sindicalistas se reuniram mais tarde com Lula. A primeira audiência será com o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Horst Köhler. Depois, será a vez do presidente do Banco Mundial (Bird), James Wolfensohn. O presidente receberá também o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias.
Na residência oficial do governo brasileiro, o presidente Lula concederá entrevista à imprensa, às 16h, para comentar os resultados do encontro com o presidente norte-americano.
As informações são da Agência Brasil e Globo News e da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.