| hmin
O primeiro resultado prático da XXIV Reunião de Cúpula do Mercosul já saiu nesta terça, dia 17, com a assinatura de acordo com a Índia que estabelece regras para estimular o desenvolvimento do comércio com o país asiático.
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, considera o convênio "histórico", já que vinha sendo aguardado com ansiedade pelos países membros do Mercosul. Além de fortalecer as relações entre o Mercosul e a Índia, o acordo tem como objetivo negociar a criação de uma área de livre comércio dentro dos princípios estipulados pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Os setores agrícola e comercial, tanto do Mercosul como da Índia, também serão fortalecidos, uma vez que o intercâmbio de informações e a realização de programas de capacitação estão previstos pelas regras acordadas.
A partir desta quarta, dia 18, os debates serão intensificados. A reunião está marcada para começar às 9h30min, com a exposição de cada um dos presidentes do Mercosul e dos convidados: Venezuela, Bolívia e Chile. Após o encontro, os presidentes farão declaração conjunta à imprensa.
Nesta noite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de jantar oferecido pelo presidente do Paraguai, Luiz González Macchi, aos participantes da Cúpula. Lula viajou ao Paraguai acompanhado da primeira-da, Marisa Letícia, e dos ministros Antônio Palocci (Fazenda), Roberto Rodrigues (Agricultura), Celso Amorim (Relações Exteriores) e Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.