| hmin
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, pode visitar Israel na sexta, dia 20, como parte da tentativa dos EUA de salvar o processo de paz entre israelenses e palestinos, disse uma importante fonte oficial na segunda-feira.
Powell embarcou nesta segunda, dia 17, para o Camboja, onde participa de uma reunião regional de líderes asiáticos. Ele também irá a Bangladesh na quinta-feira e em seguida embarca para a Jordânia, onde assiste a uma conferência econômica às margens do mar Morto.
A fonte norte-americana, que pediu anonimato, disse que "há alguma flexibilidade na sua agenda, caso ele queira fazer isso (visitar Israel) na sexta-feira".
Segundo analistas, Powell não quer se comprometer publicamente com a visita para evitar constrangimentos, caso israelenses e palestinos atrasem qualquer decisão relativa ao processo de paz.
No fim de semana, o secretário-assistente de Estado John Wolf desembarcou em Jerusalém para tentar manter vivo o plano de paz norte-americano para a região.
O Egito também está na mediação, mas nesta segunda seus representantes não conseguiram nenhum avanço nas negociações para chegar a um cessar-fogo dos grupos armados palestinos que cometem atentados contra Israel.
No domingo, Powell participa em Amã, capital da Jordânia, de uma reunião com representantes de Rússia, União Européia e ONU, que junto com os EUA formam o chamado "Quarteto" de mediadores no Oriente Médio. Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.