| hmin
Soldados norte-americanos enfrentaram homens armados no Iraque nesta quinta, dia 12, e um helicóptero Apache, dos Estados Unidos, foi derrubado no oeste do país.
– Um AH-64 Apache foi aparentemente derrubado por fogo inimigo hoje no oeste do Iraque – afirmou o Exército dos EUA em um comunicado.
De acordo com as forças de coalizão, os dois pilotos foram resgatados depois do incidente. Este foi o primeiro helicóptero norte-americano derrubado desde o fim da guerra contra o Iraque. No mesmo comunicado, o Exército destacou que dois outros Apaches, da 101ª Divisão Aerotransportada, haviam enfrentado forças irregulares de iraquianos na área do primeiro veículo abatido.
Em um outro incidente, um caça F-16, também dos EUA, caiu a sudoeste de Bagdá, mas o piloto conseguiu ejetar em segurança. O incidente está sendo investigado.
Horas antes, forças lideradas pelos norte-americanos atacaram um campo localizado 150 quilômetros a noroeste de Bagdá, bombardeando-o antes de os soldados ingressarem no terreno.
– Seguiu-se um confronto direto com forças no solo nesta manhã – disse um militar dos EUA.
Segundo esse militar, a operação foi parte das ações para erradicar simpatizantes do Partido Baath, grupos paramilitares e outros elementos subversivos. Os EUA lançaram nesta semana uma grande operação para enfrentar combatentes que realizaram repetidos ataques contra forças norte-americanas ao norte de Bagdá. A Operação Ataque na Península, a maior desde o fim da guerra, envolve 4 mil soldados que vasculham uma região ao redor do rio Tigre, a nordeste da cidade de Balad. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.