| hmin
O governo de Israel pretende anunciar a remoção dos assentamentos montados por colonos judeus na Cisjordânia durante encontro com o primeiro-ministro palestino, Mahmoud Abbas, e com o presidente dos EUA, George W. Bush. A intenção do premiê isralense Ariel Sharon foi divulgada por um diplomata nesta segunda, dia 2.
O ministro Yasser Abed Rabbo, do governo palestino, classificou de mentirosas as promessas de Sharon sobre os assentamentos. Segundo a autoridade, a medida não atendia ao previsto no plano de paz elaborado pelos EUA, no qual se exige a remoção de todos os encraves de colonos construídos depois de março de 2001.
Pouco depois de Abbas haver prometido conter os grupos militantes islâmicos, responsáveis por atentados contra alvos israelenses, Sharon se mostrou mais flexível. A postura do Estado judaico pode ajudar nos avanços das negociações a serem realizadas em Ácaba, na Jordânia. Mas Bush, descartando aparentemente a possibilidade de grandes progressos, previu que o processo será difícil e disse que todas as partes envolvidas teriam de assumir responsabilidades.
Sob pressão dos norte-americanos para dar provas de boa vontade aos palestinos, Sharon disse a seu gabinete no domingo que se declararia disposto a desmantelar os encraves de colonos erguidos sem a aprovação do governo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.