Notícias

 |  hmin

Alto general do Iraque rende-se a forças dos EUA em Bagdá

Kamal Mustafa Abdallah Sultan al-Tikriti era um dos 10 iraquianos mais procurados pelo Exército americano

Um dos generais de maior confiança de Saddam Hussein, o ex-secretário da temida Guarda Republicana, rendeu-se às forças dos Estados Unidos em Bagdá neste sábado, dia 17, informou o exército norte-americano. Kamal Mustafa Abdallah Sultan al-Tikriti, que também é primo de Saddam, tornou-se o segundo dos 10 iraquianos mais procurados, no topo da lista dos Estados Unidos de 55 fugitivos, a ser levado para custódia norte-americana.

Tikriti era originalmente o número oito da lista, mas uma edição revisada publicada pelo Comando Central dos Estados Unidos o colocava na décima posição. Ele está um lugar atrás do ex-vice primeiro-ministro Mohammed Hamza al-Zubeidi, capturado pelas Forças Iraque Livre no mês passado.

– Ele rendeu-se às forças da coalizão no início desta manhã em Bagdá –  informou o Comando Central na Flórida em comunicado, acrescentando que Tikriti era integrante do "círculo secreto" de Saddam.

No mês passado, o Congresso Nacional Iraquiano (INC), previamente exilado, disse que o irmão de Kamal, Jamal Mustafa Sultan al-Tikriti, o único genro de Saddam sobrevivente, havia se rendido depois de retornar da Síria. À época, o INC disse que Kamal ainda estava na Síria. O país negou estar abrigando iraquianos procurados.

Os Estados Unidos divulgaram uma lista dos iraquianos mais procurados depois de derrubarem Saddam em 9 de abril, três semanas depois que as forças lideradas pelos Estados Unidos invadiram o Iraque. A rendição de Kamal eleva para 23, entre 55, o número de fugitivos atualmente em custódia dos Estados Unidos.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.