| 05/05/2003 10h15min
Israel rejeitou uma oferta da Síria para retomar conversações de paz entre os dois países. A proposta foi feita durante contatos entre empresários israelenses e o irmão do presidente sírio.
A proposta foi discutida na Jordânia antes do início da guerra liderada pelos Estados Unidos no Iraque, afirmou o jornal israelense Maariv, mas apenas agora se tornou pública. Depois de analisar a oferta, o premiê Ariel Sharon questionou os motivos da Síria.
A proposta síria, apresentada por Maher, irmão do presidente Bashar al-Assad, incluiria passos na construção de confiança mútua e negociações renovadas, afirmou o Maariv. Mas, de acordo com o diário, Sharon ponderou na ocasião que a Síria havia feito a oferta apenas como uma iniciativa tática para conseguir agradar Washington antes da guerra no Iraque. Negociações de paz entre Israel e Síria foram interrompidas em janeiro de 2000 por causa do futuro das Colinas de Golã, ocupadas, as quais Israel capturou da Síria na Guerra dos Seis Dias, em 1967.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.