| hmin
O presidente americano, George W. Bush, dirá aos americanos na noite desta quinta, dia 1º, que os combates em larga escala no Iraque estão encerrados. Segundo o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleisher, o presidente fará um pronunciamento direto do porta-aviões Abrahan Lincoln, dois dias depois de o general Tommy Franks ter anunciado o fim dos grandes combates.
O pronunciamento não significará um anúncio formal do completo fim das hostilidades, mas marca o primeiro passo para as operações das forças americanas de reconstrução do Iraque.
– Os grandes combates acabaram. Mesmo que ainda existam focos de resistência este é um momento importante porque, como o presidente descreverá, o povo do Iraque agora tem liberdade, a ameaça aos EUA foi removida e ele falará à nação como fez no início do conflito – afirmou Fleischer.
Nesta quarta, o secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, chegou a Bagdá numa visita surpresa e disse aos iraquianos que as forças americanas queriam ajudá-los a fazer a transição "da tirania para a liberdade" e ir embora. Viajando ao Iraque três semanas depois de o regime de Saddam Hussein ter sido destituído, Rumsfeld fez um discurso à nação iraquiana, gravado numa sala luxuosa de um dos palácios do ex-ditador do Iraque.
– A coalizão está comprometida a ajudá-los a controlar seu país e tornar a transição da tirania para a liberdade e o auto-governo. Nosso objetivo é restaurar a estabilidade e a segurança para que vocês possam formar um governo interino e um governo iraquiano livre. Um governo de sua escolha, um governo de forma e desejo iraquino. Ficaremos o tempo necessário para ajudá-los a fazer isso, nem um dia a mais – afirmou.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.