| 30/04/2003 12h53min
O candidato à Presidência argentina, Néstor Kirchner, terá encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de disputar o segundo turno das eleições. Os detalhes da visita devem ser anunciados na próxima semana.
O encontro é uma nova demonstração de apoio do governo brasileiro à candidatura de Kirchner, peronista de centro-direita que enfrentará nas urnas o também peronista Carlos Menem.
Menem, ex-presidente da Argentina entre 1989 e 1999, já trocou farpas com Lula. Na última segunda, dia 28, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, já havia expressa do apoio a Kirchner, dizendo que "preferimos o candidato que olha à frente, o candidato do governo''. Kirchner tem o respaldo do presidente argentino, Eduardo Duhalde.
Em janeiro, Lula incluiu Menem em uma lista de ex-presidentes latino-americanos supostamente corruptos, junto ao mexicano Carlos Salinas de Gortari, ao peruano Alberto Fujimori, além de Fernando Collor de Mello. Lula também já responsabilizou Menem pela catastrófica situação da economia argentina.
Por seu lado, Menem chamou Lula de "corrupto''. Em 1998, quando Lula perdeu as eleições para Fernando Henrique Cardoso, Menem disse que a vitória do ex-líder sindical acarretaria a destruição do Mercosul.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.