| hmin
O governo da Colômbia estreou nesta segunda, dia 28, uma nova brigada do exército integrada por 1,3 mil soldados que combaterá os grupos guerrilheiros no centro do país e tentará impedir o avanço dos rebeldes rumo à Capital, Bogotá.
A nova unidade, chamada Brigada Móvel Número Oito, será formada por quatro batalhões especializados na luta contra a guerrilha, deverá enfrentar as guerrilhas de esquerda das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN). A área de operações será delimitada nos Departamentos (Estados) de Cundinamarca, Boyacá e Tolima, e faz parte do plano do presidente Alvaro Uribe de duplicar o número de soldados e policiais para enfrentar os grupos armados ilegais.
A brigada também deverá enfrentar os esquadrões paramilitares ilegais de extrema direita que combatem as guerrilhas e são acusados de cometer as violações mais graves aos direitos humanos no país. Uribe tenta recuperar o controle estatal de amplas zonas selváticas e montanhosas dominadas por rebeldes ou paramilitares e planeja inaugurar 15 brigadas móveis e vários batalhões especializados em regiões de montanha.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.