| hmin
O vice-primeiro-ministro do regime de Saddam Hussein e encarregado da política externa do país, Tarek Aziz, foi detido nesta quinta, dia 24, e está sob custódia das forças americanas no Iraque. Mais destacado membro do alto escalão do antigo governo detido desde o início da guerra, Tarek Aziz foi a face e a voz do Iraque para o mundo nas últimas décadas.
Aziz era o único cristão no alto escalão de Saddam e é considerado a figura mais brilhante do regime deposto, capaz de fazer-se ouvir com respeito nos mais diferentes círculos diplomáticos. Ele ocupava a 43ª posição na lista dos 55 mais procurados ex-integrantes do antigo regime, formulada pelos EUA.
Aziz era uma das poucas pessoas consideradas capazes de influenciar decisões de Saddam Hussein. Analistas ouvidos por emissoras de TV americanas acreditam que sua prisão será um recado poderoso para os integrantes do antigo regime que estão foragidos. Ainda não estão claras as circunstâncias em que Aziz foi capturado. Segundo a rede de TV americana ABC, ele entregou-se aos militares americanos. As informações são da Globo News e agência Reuters..
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.