| 24/04/2003 18h06min
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiu reduzir nesta quinta, dia 24, a oferta do produto em 2 milhões de barris diários. A organização, entretanto, decidiu elevar a cota oficial de produção de 900 mil barris para 25,4 milhões de barris por dia. O novo limite entra em vigor a partir de 1º de junho e vale para 10 países integrantes do cartel, excluindo o Iraque.
Os integrantes da Opep surpreenderam e causaram confusão com a decisão. A expectativa era que a organização reduzisse a produção definitivamente para evitar uma queda maior no preço do produto, que já desvalorizou 30% no último mês.
A redução se deve ao corte da produção extra que estava sendo feita nos últimos meses para previnir choque nos preços devido ao conflito no Iraque. Segundo a Opep, em fevereiro e março, foram 27,4 milhões de barris (incluindo o Iraque). A decisão de deixar a cota oficial em 25,4 milhões legitima quase toda a produção extra do cartel que entrou em vigor nestes úlitmos dois meses.
O ministro do petróleo da Arábia Saudita, Ali Al-Naimi, acrescentou que a cota de produção poderá ser reduzida no encontro da Opep em 11 de junho, no Catar. Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.