Notícias

 |  hmin

Pesquisa coloca Murphy em primeiro na disputa pela Presidência

O economista liberal Ricardo López Murphy apareceu pela primeira vez em primeiro lugar em uma pesquisa de intenção de votos para as eleições presidenciais do próximo domingo na Argentina, deixando para trás os candidatos peronistas. O instituto de pesquisas Ricardo Rouvier y Associados informou nesta quinta, dia 24, que López Murphy tem 24% das intenções de voto.

Outras pesquisas, no entanto, ainda trazem o ex-presidente peronista Carlos Menem e o também peronista Néstor Kirchner – que conta com o respaldo do presidente Eduardo Duhalde – em primeiro ou segundo lugar.

Na sondagem da Rouvier, Kirchner obteve 17,7%, Menem, 16,9%, o populista Adolfo Rodríguez Saá, 13,9% e a centro-esquerdista Elisa Carrió, famosa por denunciar escândalos de corrupção, 11,1%. A pesquisa foi realizada com 4.048 pessoas de todo o país e tem um nível de confiança de 95,5%.

O fenômeno "Bulldog'', apelido de López Murphy, traz mais incertezas para o confuso processo eleitoral, que colocará fim a uma crise política que se iniciou há um ano e meio. Apenas Menem e Kirchner haviam obtido uma porcentagem superior a 20 pontos em pesquisas anteriores. López Murphy e Menem são os candidatos preferidos dos mercados.

Para vencer a disputa, um candidato precisa obter mais de 45% dos votos, ou mais de 40% com uma diferença de 10 pontos sobre o segundo. Se nenhum chegar a esses números, haverá segundo turno em 18 de maio. As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.