Notícias

 | 22/04/2003 11h36min

Blix denuncia uso de documentos falsos para justificar guerra contra Saddam

Chefe dos inspetores da ONU não quis responsabilizar serviços secretos dos EUA

Reunido nesta terça, dia 22, com o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o chefe dos inspetores, Hans Blix, denunciou a falsificação de documentos para justificar a guerra no Iraque. Os integrantes do Conselho de Segurança se encontraram para avaliar a possibilidade de as inspeções no território iraquiano serem retomadas.

– Era surpreendente ver que uma parte tão importante dos documentos em que se basearam as capitais (Washington e Londres) para construir seu informe (contra o Iraque) não era sólida. Ouvimos falar de um contrato entre o Iraque e Níger, da importação de 500 toneladas de urânio. Entretanto, quando a Aiea (Agência Internacional da Energia Atômica) conseguiu obter o contrato, não lhe foi muito difícil descobrir que era falso, que foi simplesmente falsificado – declara Blix em uma entrevista à Rádio BBC, a ser transmitida integralmente no próximo sábado pela rede de televisão BBC2.

O chefe dos inspetores da ONU não esconde a inquietação com a descoberta e questiona:

– É muito preocupante. Quem o falsificou? Não é inquietante ver que os serviços de inteligência (americanos e britânicos), que deveriam ter todos os meios técnicos à sua disposição, não descobriram que se tratava de uma falsificação.

Interrogado sobre a possibilidade de as declarações serem uma acusação a tais serviços de inteligência de terem falsificado documentos por ordem de Washington e Londres, Blix respondeu que não ia "tão longe". Quanto ao papel do secretário de Estado norte-americano, Colin Powell – que em um pronunciamento ante o Conselho de Segurança antes do conflito, antecipou umas "provas" contra o Iraque, que o próprio Blix qualificou de infundadas –, o chefe dos inspetores também mostrou prudência:

– Quando alguém está acima (da hierarquia) e recebe documentos, não pode comprovar tudo – finalizou.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.