| hmin
A Turquia afirmou neste sábado, dia 19, que está considerando um pedido dos Estados Unidos para enviar tropas ao Iraque a fim de participar da força de paz no país vizinho. Itália, Dinamarca, Bulgária e vários outros países tinham oferecido enviar tropas para conduzir ações humanitárias e de segurança no Iraque depois da guerra liderada pelos Estados Unidos no país.
Os estreitos laços da Turquia com Washington foram testados no mês passado, quando o país muçulmano se recusou a permitir que dezenas de milhares de tropas norte-americanas se instalassem lá para lançar ataques contra o Iraque na fronteira ao sul da Turquia.
As relações entre os dois países melhoraram depois que a Turquia concedeu aos aviões norte-americanos o direito de sobrevoar a região.
– Os pedidos dos Estados Unidos estão sendo analisados. Os assuntos militares estão sendo analisados pelo chefes do comando geral – disse o ministro das Relações Exteriores turco, Abdullah Gul, a repórteres em Ancara.
O Exército turco recuou das ameaças de invadir o norte do Iraque, mas afirma que reserva esse direito se os curdos iraquianos independentes tentarem estabelecer um novo estado lá. A Turquia teme que tal movimento venha reacender o separatismo entre seus 12 milhões de curdos.
Caminhões carregando ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas já cruzaram a fronteira da Turquia com o norte do Iraque. O governo turco afirma que pretende desempenhar um papel importante na reconstrução da infra-estrutura e do governo do Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.