Notícias

 |  hmin

Pesquisadores completam seqüenciamento do genoma humano

Pesquisadores completaram o seqüenciamento final do genoma humano, o mapa genético da vida, que encerra a chave para promover a transformação da medicina e o entendimento das doenças. Menos de três anos depois de terminar o rascunho inicial das 3 bilhões de letras que formam o DNA humano e dois anos antes do previsto, um consórcio internacional de cientistas declarou nesta segunda, dia 14, em Londres, (domingo à noite, em Brasília) que o seqüenciamento estava concluído.

– Divulgamos o rascunho inicial para que os pesquisadores pudessem tê-lo à disposição o mais rápido possível. Mas o objetivo sempre foi gerar uma sequência referencial para o genoma humano – disse Jane Rogers, chefe do sequenciamento no instituto Wellcome Trust Sanger.

O Projeto do Genoma Humano já ajudou pesquisadores a descobrir uma mutação que causa um tipo de câncer de pele mortal e acelerou a busca dos genes envolvidos em doenças como diabetes, leucemia e eczema infantil.

O seqüenciamento completo ajudará os pesquisadores a identificar cada um dos 25 mil a 30 mil genes dos humanos, inclusive os que têm relações com doenças complexas como o câncer.

Pesquisadores de 120 países utilizam as informações disponíveis na Internet gratuitamente desde junho de 2000, quando foi divulgado o rascunho inicial.

– Não se deve esperar avanços imediatos, mas não há dúvidas de que acabamos de dar início a um dos capítulo mais estimulantes do livro da vida – disse o professor Allan Bradley, diretor do Wellcome Trust Sanger, organização que seqüenciou quase um terço do genoma.

Pesquisadores nos EUA, na França, na Alemanha, no Japão e na China também trabalharam no Projeto do Genoma Humano.

Alguns dos segredos revelados pelo genoma incluem a descoberta de que há menos genes do que os pesquisadores pensavam e que as proteínas, que constituem tecidos e regulam as funções do corpo, são muito mais complexas do que se acreditava.

Novos tratamentos, medicamentos customizados para perfis genéticos pessoais e diagnósticos antecipados de doenças devem ser alguns dos primeiros benefícios do seqüenciamento do genoma humano.

As informações são da Agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.