| 11/04/2003 14h32min
Depois de os ruídos das bombas norte-americanas, o que se ouve depois de 23 dias em de guerra Bagdá são tiros esporádicos e sons de vidros quebrados. Os saques viraram a tônica na capital iraquiana, mergulhada na desordem. Prédios governamentais e até um hospital foram alvos de roubos. Da Grã-Bretanha, a secretária para o Desenvolvimento Internacional, Clare Short, fez um apelo nesta sexta, dia 11, para que as tropas dos Estados Unidos restabeleçam a lei e a ordem, argumentando que era dever delas fazê-lo, de acordo com a Convenção de Genebra.
– É prioridade absoluta que as tropas dos EUA levem a ordem para Bagdá – disse Short à rádio BBC. Deve haver um esforço muito maior para pôr fim a todos esses saques e violência – disse.
Clare ressaltou que, pelas Convenção de Genebra, as forças de ocupação devem garantir proteção aos civis e manter a administração civil em funcionamento.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.