| 08/04/2003 09h21min
O presidente norte-americano, George W. Bush, disse nesta terça, dia 8, que gostaria que o Iraque se encaminhasse o mais rápido possível rumo ao estabelecimento de uma autoridade interina composta de iraquianos. Sua visão é de que a Organização das Nações Unidas (ONU) teria um papel vital neste processo.
– Vamos nos encaminhar o mais rápido possível para estabelecer responsabilidades governamentais sob o controle de uma autoridade interina composta por iraquianos, tanto de dentro quanto de fora do país – afirmou o presidente norte-americano, durante pronunciamento concedido na manhã desta terça ao lado do primeiro-ministro britânico, Tony Blair.
Bush ainda explicou que a autoridade interina funcionará até que um governo permanente seja escolhido pelo povo iraquiano. O governo americano espera que a postura comum adotada em relação ao Iraque pós-guerra sirva para atrair países contrários ao uso da força, como França, Rússia e Alemanha, e para sufocar as suspeitas disseminadas a respeito dos verdadeiros motivos dos EUA para invadir o país árabe.
– A reconstrução do Iraque necessitará do apoio e da experiência da comunidade internacional. Estamos comprometidos a trabalhar ao lado das instituições internacionais, entre as quais a ONU – acrescentou Bush.
De acordo com o presidente, a ONU teria o papel de fazer o trabalho humanitário e o aconselhamento das pessoas e do governo interino.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.