| 14/03/2003 11h17min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, viajará no próximo domingo, dia 16, para uma reunião de cúpula sobre a questão do Iraque com os líderes da Grã-Bretanha e da Espanha, informou a Casa Branca nesta sexta, dia 14. Segundo a Casa Branca, a reunião faz parte de uma última tentativa de solucionar a crise iraquiana pela via diplomática.
A sede do governo norte-americano também anunciou que os EUA ainda querem que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas vote na próxima semana uma resolução sobre o Iraque que pode autorizar o uso da força no país.
Na quinta, Estados Unidos e Reino Unido deram os mais claros sinais de poderiam atacar o Iraque mesmo sem o aval da ONU. Segundo o líder da oposição conservadora britânica, Ian Duncan Smith, o premier Tony Blair teria dito, durante reunião na quinta, acreditar que "uma segunda resolução é menos provável agora que em qualquer momento". O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, também ventilou a hipótese de Washington desistir de submeter a resolução à ONU.
Londres, Washington e Madri apresentaram ao Conselho um segundo projeto de resolução, que inclui um ultimato de desarmamento ao Iraque, cujo prazo termina na próxima segunda, dia 17. No entanto, a ameaça de veto por parte de Rússia e França (membros permanentes do Conselho de Segurança) está criando um impasse nas Nações Unidas. Para conseguir a aprovação da resolução, os EUA precisam de nove votos e nenhum veto por parte dos membros permanentes.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.