| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu ao secretário-geral das Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, que seja realizada uma reunião com vários países, não apenas os membros do Conselho de Segurança, para debater a possível guerra liderada pelos Estados Unidos contra o Iraque.
A reunião seria convocada sob a autoridade moral e política da Secretaria Geral da ONU, e serviria como um fórum de discussão de idéias para evitar um possível conflito no Iraque. A sugestão foi enviada por carta, entregue nesta quarta, dia 12, pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Na carta, o presidente relata as conversas que manteve com líderes mundiais nos últimos dias sobre a iminência de uma guerra contra o país de Saddam Hussein e diz que todos os chefes de Estado e governo com quem conversou têm se mostrado de acordo com a necessidade de promover o desarmamento do Iraque sob autoridade do Conselho de Segurança da ONU.
O presidente sugere, ao final da carta, que uma reunião de alto nível de países interessados na busca de uma saída política para o possível conflito, reunião convocada sob a autoridade moral e política do secretário-geral da ONU, poderia servir como um fórum de discussão de idéias para a busca de uma saída pacífica. A carta relata também, no entanto, que o presidente encontrou divergências entre os líderes quanto à melhor maneira de alcançar esses objetivos.
Ainda na busca de uma saída pacífica, segundo o porta-voz, o presidente conversou nesta manhã com o presidente de Angola José Eduardo dos Santos. Lula reiterou ao país, que é membro não-permanente do Conselho de Segurança, a posição brasileira que a solução para o conflito deverá ser encontrada sob a chancela da ONU.
Com informações da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.