Notícias

 | 28/11/2008 04h37min

Os sete temores do Grêmio no final da temporada

Ficar fora da Libertadores é um dos fantasmas que assombram o Olímpico

Leandro Behs  |  leandro.behs@zerohora.com.br

Após a frustração pela provável perda do Campeonato Brasileiro para o São Paulo, o Grêmio projeta obter ainda neste domingo, contra o Ipatinga, em Minas Gerais, a vaga à Libertadores. Acossado por Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo, que também brigam pelo ingresso na competição sul-americana, ficar fora da Libertadores é o maior pesadelo no Olímpico.

— Seria vergonhoso perder o título e também a vaga na Libertadores — disse Tcheco.

Mas não é apenas este temor que ronda a Azenha. Com o final do Brasilerão, é chegada a hora de reforçar a equipe e tentar segurar os destaques da temporada. Rafael Carioca, Willian Magrão e Tcheco, os jogadores que são a alma do meio-campo, já foram sondados por clubes do Exterior e do Brasil. Os volantes só deixarão o clube por fortunas em euros. Mas Tcheco estará livre ao final de dezembro.

Além disso, há o contrato de Celso Roth para ser renovado. A direção entende que perderá um tempo precioso de preparação para a Libertadores caso tenha que trocar de técnico. Ainda espera um acordo com Roth, um dos três indicados a melhor treinador do campeonato. O que parece certo é a mudança na preparação física. Flávio de Oliveira deve ir para o Corinthians.

Assim que for confirmada a vaga na Libertadores, o Grêmio começará a definir seus reforços. Três atacantes serão contratados para encorpar o mais frágil setor do time na temporada. Edno, da Portuguesa, e Leandro Amaral, do Vasco, deverão ser os primeiros.

Até o início da pré-temporada, em janeiro, na cidade de Bento Gonçalves, um terceiro e renomado centroavante desembarcará no Grêmio. A lista de compras seguirá com um meia e um lateral-esquerdo. Um quinto jogador, este mais rodado em Libertadores, e possivelmente cuja língua-mãe seja o espanhol, também será buscado.

— Assim que o Brasileirão terminar, tudo será resolvido. Não perco o sono, tenho apenas uma leve insônia com a possibilidade de não chegar à Libertadores – disse o vice de futebol André Krieger. – Mas não estamos parados. Reforços virão para que possamos começar o ano com 90% do grupo fechado — acrescentou o dirigente.

Pensando em 2009
Sete possibilidades que tiram o sono dos gremistas:

1. Ficar sem vaga à Libertadores
2. Perder Rafael Carioca e Willian Magrão para a Europa
3. Ver Tcheco jogando pelo Corinthians em 2009
4. A falta de gols dos atacantes
5. Não conseguir contratar novos atacantes para a próxima temporada
6. Não contratar um meia nem um lateral-esquerdo de qualidade
7. Entrar janeiro sem ter pelo menos 90% do grupo formado


O adversário

Ipatinga

Adversário do Grêmio no domingo, o Ipatinga perdeu o goleiro Fernando para o jogo. Com uma lesão no ombro direito, ele será substituído pelo antigo titular, Fred. Ontem, o técnico Enderson Moreira foi suspenso por 30 dias pelo STJD.

Corrida pelo topo

São Paulo

Embora tente evitar a euforia, o São Paulo confia que o hexacampeonato chegará neste domingo contra o Fluminense. Juvenal Juvêncio, presidente do clube, chegou a declarar que deseja transformar Muricy Ramalho no “novo Telê” – numa referência ao técnico que ficou cinco anos no clube e venceu duas vezes a Libertadores e duas vezes o Mundial.

Cruzeiro

Sem chances de título, os mineiros agora miram o vice-campeonato. Acreditam que assim terão maiores facilidades ao entrarem no Grupo 7 da Libertadores (com Aurora, da Bolívia, Boyacá Chicó, da Colômbia, e Universidad de Chile ou um time mexicano). No domingo, o Cruzeiro enfrenta o mistão do Inter, no Beira-Rio.

Palmeiras

Sandro Silva deve ser mais um volante a desfalcar o Palmeiras para a partida deste domingo, contra o Vitória, no Barradão. Ele machucou o braço esquerdo no treino de ontem. Com Pierre suspenso, os titulares deverão ser Jumar e Léo Lima.


Flamengo

Para seguir sonhando com a vaga, o Flamengo precisa vencer o Goiás, neste domingo, no Maracanã. Ontem, o técnico Caio Júnior tratou de elogiar o adversário. Mas acabou exagerando:

– O Goiás tem a melhor estrutura física que já vi: CT, estádio particular (o Hailé Pinheiro, para 10 mil torcedores), enfim, tudo funciona lá.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.