| hmin
A Arábia Saudita desmentiu nesta quarta, dia 26, as informações de que o país tenha concordado em permitir que tropas e aviões norte-americanos se posicionassem em bases sauditas no caso de um conflito militar no Iraque. O ministro saudita das Relações Exteriores, príncipe Saud al-Faisal, disse a jornalistas que a base aérea Príncipe Sultão continuaria sendo usada apenas para reforçar o patrulhamento na zona de exclusão aérea no sul do Iraque.
A base abriga a maior parte dos 5 mil soldados americanos que estão no país. Citando fontes militares americanas e diplomáticas, o jornal Washington Post informa na edição desta quarta que a Arábia Saudita e os Estados Unidos fecharam um novo acordo sobre a expansão do uso das instalações militares sauditas em uma possível guerra.
Os dois países, de acordo com o diário, teriam um acerto que permitiria aos EUA deflagrar bombardeios a partir do território saudita no período posterior a uma fase inicial de ataques aéreos, desde que nenhum comunicado público fosse feito.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.