| 24/02/2003 21h45min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, desafiou a ONU nesta segunda, dia 24, a provar sua relevância aprovando uma nova resolução que prepara o cenário para uma guerra contra o Iraque. Um porta-voz de Bush disse que ''resta pouca esperança'' de que Bagdá responda à diplomacia.
Bush disse que a nova resolução descreverá como o presidente do Iraque, Saddam Hussein, não se desfez de suas supostas armas de destruição em massa, conforme exigido pela resolução 1441 do Conselho, aprovada em 8 de novembro.
– A ONU é um organismo que cumpre o que diz? Certamente esperamos que sim. Mas, de um jeito ou de outro, Saddam Hussein, pelo bem da paz e da segurança do povo americano, será desarmado – disse Bush a governadores na Casa Branca.
Bush enfrenta forte oposição à guerra de membros do Conselho de Segurança: França, Rússia e China. Os três podem vetar a proposta da nova resolução. A França afirma que uma nova resolução não é útil nem necessária. O porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, disse que Bush tem "muito pouca esperança de que Saddam Hussein responderá à diplomacia''. Ele disse que Bush quer que a nova resolução seja debatida ''de imediato'' e concordou com o ministro do Exterior britânico, Jack Straw, que uma decisão deve ser atingida até meados de março.
A estratégia da Casa Branca é tentar conseguir os nove votos necessários entre os 15 membros do Conselho de Segurança e sem vetos. Caso não consiga, pelo menos tentará mostrar que Bush deu muitas oportunidades ao processo diplomático, segundo autoridades norte-americanas. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.