| hmin
O inspetor-chefe de armas da ONU, Hans Blix, rejeitou nesta segunda, dia 24, a proposta iraquiana por novas discussões técnicas envolvendo os mísseis Al Samoud 2. Segundo Blix, os armamentos devem começar a ser destruídos no próximo sábado, dia 1º de março.
O inspetor disse que não espera novas negociações a respeito do assunto, mas que ainda falta definir com o Iraque o ritmo em que a destruição vai acontecer. Na última sexta, dia 21, Blix determinou que o Iraque começasse a destruir no sábado os mísseis, suas ogivas, motores e sistemas de controle e direção, além de vários outros componentes. Segundo os inspetores, os mísseis Al Samoud violam as ordens da ONU porque têm alcance superior aos 150 quilômetros permitidos.
Em Bagdá, o general Amer Al Saadi, assessor do governo para assuntos científico-militares, disse que as autoridades estão estudando o assunto e vão decidir em breve se cumprem a ordem dos inspetores. Ele deu a entender, entretanto, que o regime de Saddam Hussein vai agir de forma pragmática.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.