| hmin
A Presidência da República começa a realizar uma campanha sobre o que chama de "segurança da informação". Em outras palavras, significa que o governo quer evitar o vazamento de informações pelos funcionários do Palácio do Planalto.
O objetivo é impedir que notícias sejam divulgadas antes que estejam confirmadas, ou liberadas pelos responsáveis por elas. Nesta sexta, dia 21, o coronel do Exército Leandro Esvael do Carmo, assessor de comunicação do Gabinete de Segurança Institucional, afirmou que a idéia é de plena transparência, mas só depois da informação acabada. Coube ao Gabinete, chefiado pelo general Jorge Félix, a tarefa de tentar que os funcionários do Palácio do Planalto evitem fornecer informações não-autorizadas.
A campanha para os servidores, que começa na semana que vem, vai incluir email com mensagens e dicas sobre segurança da informação, distribuição de folheto com orientações sobre a definição de documentação sigilosa e entrega das dez regras de procedimento. Entre as determinações estão evitar falar assuntos delicados ao telefone, não deixar à mostra documentos relevantes e até desligar computadores ao sair. A medida vai dificultar o trabalho da imprensa, que tem como meta antecipar os fatos.
– O interesse do jornalista é conseguir o furo, nada contra. Mas o nosso lado é preservar a informação – disse.
Com informações da Agência Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.