| 13/02/2003 09h58min
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instalou na manhã desta quinta, dia 13, em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença de mais de 500 pessoas, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, órgão de assessoria direta do presidente da República, composto por 82 integrantes da sociedade civil – empresários, ministros de Estado, sindicalistas e representantes de movimentos sociais – e 11 do próprio governo. Além do presidente Lula discursam durante o evento o ministro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social, Tarso Genro, e a conselheira Vivianne Senna, do Instituto Ayrton Senna.
Lula afirmou que a instalação do conselho é um passo fundamental para cumprir compromisso assumido com o povo brasileiro – o de debater com a sociedade as principais decisões de seu governo. Sobre os membros do grupo, o presidente disse que não foram escolhidos por serem próximos ao PT, mas por critérios técnicos.
Já Tarso Genro lembrou na solenidade que a entidade terá a tarefa de levar ao presidente da República a opinião da sociedade a respeito de decisões e reformas, antes que elas sejam levadas ao Congresso Nacional.
– O Conselho não tem pretensões legislativas e não vai concorrer com o Congresso Nacional. Sua função será a de debater temas relevantes para o país – disse.
Após a cerimônia, o Conselho se reune no Planalto, para aprovar o regimento interno e para formar os grupos temáticos que discutirão, nesta primeira fase, as reformas da Previdência e tributária.
Com informações de Zero Hora e Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.