| 20/08/2008 09h22min
Quinto colocado na classe RS:X da vela, o brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, saiu satisfeito com seu desempenho em Pequim. O velejador destacou que queria conquistar uma medalha, mas se mostrou incomodado com a cobrança que acredita existir sobre os esportistas brasileiros.
– Chegar em quinto significa que você foi o quinto melhor do mundo inteiro. Isso é dificílimo. Quanta gente queria estar aqui e nem chegou. As meninas da ginástica, por exemplo, tiveram um ótimo resultado. Mas todos só querem saber de medalhas – afirmou.
Para Bimba, é necessário reconhecer bons resultados quando eles acontecem. E também entender que o esporte está sujeito ao imponderável.
– O brasileiro tem que aprender a valorizar um pouco mais o esportista. Não adianta dizer que era impossível tirar a medalha de ouro do Diego Hypólito, por exemplo. Não é bem assim.
O velejador gostou de seu desempenho, especialmente quando o vento soprou mais forte na raia de Qingdao, onde foram disputadas as competições de vela.
– Nessas regatas eu fui muito bem. Com vento fraco, não. Sabia, lá no fundo, que essa era minha deficiência. Treinei bastante para superar isso, mas não rolou. Ontem, sem vento, fui muito mal (33ª terceira colocação, o que o deixou sem chance de brigar pela medalha) – diz.
Mesmo assim, o ciclo olímpico de Bimba compensou.
– Tive quatro anos brilhantes. Consegui pódio em quase tudo que disputei, fui campeão mundial. Os Jogos Olímpicos são só mais um campeonato, mas é claro que todo mundo quer ganhar. É de quatro em quatro anos. Infelizmente, não dá para ganhar tudo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.