| 14/08/2008 23h22min
A seleção brasileira de basquete ainda não sabe o que é vencer em Pequim. Se não quiser voltar para casa mais cedo, é bom descobrir logo. A equipe de Paulo Bassul precisa de uma improvável combinação de resultados nas duas últimas rodadas para avançar às quartas-de-final. O primeiro desafio está marcado para a madrugada desta sexta-feira, às 3h30m (de Brasília), contra a Rússia.
— Sei que a situação agora é difícil em termos de classificação para as quartas-de-final. Vamos entrar em quadra e fazer o melhor, como sempre fizemos – afirmou Bassul, que assumiu o comando do Brasil após os Jogos Pan-Americanos e comanda o time pela primeira vez numa edição dos Jogos Olímpicos.
Para se classificar, o Brasil precisa vencer seus dois jogos e torcer por duas derrotas da Coréia do Sul. Assim, haveria um empate triplo entre Brasil, Bielorrússia e Letônia – esta última seria eliminada no critério de saldo de pontos nas partidas entre as três equipes. Ainda que perca da Rússia, resta uma esperança: duas vitórias da Coréia, que causariam outro empate triplo.
O problema é que, em qualquer das situações, a equipe verde-amarela entraria em quarto lugar, o que significa enfrentar os Estados Unidos nas quartas-de-final.
Após o drama, levantar a cabeça
Na quarta-feira, contra a Letônia, o jogo foi dramático. O Brasil chegou a abrir 12 pontos, mas permitiu a reação das adversárias. Karen colocou o Brasil um ponto à frente com uma cesta a sete segundos do fim. Mas a Letônia conseguiu virar o placar com dois segundos no relógio e saiu vitoriosa.
— É muito triste perder por um ponto. Agora é levantar a cabeça, porque vamos enfrentar a Rússia e a Bielorrússia. Temos condições de jogar de igual para igual e vencer os dois confrontos — explicou a ala-pivô Ega, um dos destaques da equipe na partida de quarta.
O Brasil está na lanterna do grupo A. Além de Mali, do grupo B, é a
única seleção das Olimpíadas que ainda não venceu. As três equipes invictas
nos Jogos até agora são justamente as maiores candidatas ao ouro: Estados Unidos, Austrália e Rússia.
As informações são do Globoesporte.com.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.