| hmin
O embaixador dos Estados Unidos na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse nesta segunda, dia 10, que a aliança militar ocidental enfrenta uma crise de credibilidade, depois que França, Alemanha e Bélgica bloquearam os planos de ajuda à Turquia contra um possível ataque iraquiano no caso de guerra.
– Essa é uma decisão muito infeliz tomada por três aliados para evitar que a Otan proteja a legítima defesa necessitada pela Turquia – disse a repórteres o embaixador dos EUA na Otan, Nicholas Burns.
Mais cedo, a Turquia reagiu ao veto dos três aliados, pedindo formalmente consulta, sob o artigo 4 do tratado da Otan, para defesa de seu território em caso de guerra contra o Iraque liderada pelos EUA. França, Bélgica e Alemanha afirmaram que enviar aviões de vigilância, mísseis Patriot e equipes antiarmas químicas e biológicas à Turquia neste momento daria um sinal de que os esforços diplomáticos para evitar a guerra haviam fracassado. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.