Notícias

 | 08/08/2008 05h56min

Geórgia denuncia bombardeios da Rússia após ataque à região separatista do país

Mensagem foi transmitida pelo presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili

O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, decretou hoje a mobilização geral do país e denunciou que aviões russos bombardeiam o território georgiano. O chefe de Estado disse em mensagem transmitida pela TV local que é vítima de uma agressão em grande escala e que aviões russos bombardeiam seu território.

— A Rússia está nos bombardeando. Foi lançada uma agressão em grande escala contra a Geórgia — disse Saakashvili.

Segundo a emissora de TV "Rustavi-2", cinco aviões russos bombardearam a cidade georgiana de Gori, a 25 quilômetros da Ossétia do Sul. A "Rustavi-2" afirmou que um dos aparelhos russos foi derrubado durante a operação.

— As bombas e os ataques não nos assustam. Resistiremos e venceremos. Decreto a mobilização geral — disse Saakashvili.

O Ministério do Interior informou que a mobilização afeta reservistas com instrução militar e faixa entre 25 e 40 anos, reunindo cerca de 100 mil homens. O presidente georgiano lembrou que ontem à noite, após os ataques da forças separatistas da Ossétia do Sul contra povoados georgianos, as tropas governamentais abriram fogo de resposta e lançaram uma ofensiva.

— Libertamos as regiões de Znauri e Tsinagari, as localidades de Dmenesi, Gromi, Jetagurovo. Tskhinvali (a capital separatista) está cercada e há combates na região central. A maior parte do território da Ossétia do Sul está sob nosso controle — disse.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.