| hmin
A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que monitora armas nucleares exigiu nesta segunda, dia 6, que a Coréia do Norte, que expulsou inspetores do órgão na semana passada, cumpra medidas de proteção nucleares. A Coréia do Norte ameaçou os EUA de destruição se o país lançar um ataque nuclear contra o suposto programa de armas atômicas norte-coreano.
A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) pode denunciar a Coréia do Norte ao Conselho de Segurança da ONU por rompimento de seus compromissos de não-proliferação nuclear. A tensão com o país aumentou depois que a Coréia do Norte expulsou inspetores de armas da Aiea e reativou um reator nuclear.
O reator estava em desuso desde 1994, sob um acordo pelo qual a Coréia do Norte concordava em não utilizá-lo em troca de combustível cedido pelos EUA e aliados. Em dezembro, os EUA deixaram de enviar combustível alegando que o Estado comunista havia admitido ter uma programa nuclear secreto. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.