| 18/05/2008 13h27min
O governo chinês decretou neste domingo um luto oficial de três dias pelos mortos no terremoto que devastou a província de Sichuan na segunda-feira da semana passada. O Conselho de Estado disse que o luto começará na segunda-feira e incluirá três minutos de silêncio, a partir das 14h28min (horário local), exatamente uma semana após o devastador terremoto de 7.9 graus na escala Richter ter atingido a China central.
O governo chinês informou que o número oficial de mortos no desastre chegou a 32.477 pessoas. O número oficial de feridos está em 220.109. O governo acredita que o número final de mortos no desastre deverá ultrapassar 50 mil, porque, apenas na província de Sichuan, 9.500 pessoas estão soterradas sob os escombros.
Todas de atividades públicas de lazer serão suspensas por três dias a partir de amanhã. Os organizadores da Olimpíada de Pequim disseram que a passagem da tocha olímpica foi suspensa por três dias "para expressar o profundo luto às vítimas
do terremoto."
A
Organização Mundial da Saúde (OMS) disse neste domingo que as condições dos sobreviventes ainda são precárias e pediu pronta ação para evitar surtos de epidemias. Segundo a OMS, falta suprimento de água potável e as instalações sanitárias não são adequadas.
— Garantir um suprimento de comida e água potável, além de restaurar as condições sanitárias, são um elemento crítico, porque quando isso falta aparecem as rotas de transmissão de doenças — disse Hans Troedsson, representante da OMS na China. Neste domingo, as ameaças de enchentes, provocadas por avalanches de terra que assorearam rios, parecem ter diminuído, informou a Xinhua.
Cerca de 4,8 milhões de pessoas perderam seus lares no terremoto. Cinco dias depois do abalo, o número de mortos pode superar os 50 mil, em razão das vítimas que continuam soterradas
Foto:
AE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.