| 07/05/2008 23h20min
Num feito histórico, a tocha olímpica chegou o topo do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo (8.844 metros acima do nível do mar), que fica na fronteira do Nepal com o Tibete. A escalada foi completada pouco depois das 22h desta quarta-feira (pelo horário de Brasília), já manhã de quinta na China.
Levar a tocha ao topo do Everest é a grande estratégia da China para reverter a péssima imagem deixada durante a viagem da chama olímpica pelo mundo, quando aconteceram diversos protestos contra o governo chinês em cidades como Paris e Londres.
Por isso, todo o projeto envolvendo a escalada da montanha foi cercado de muito cuidado e segurança. E agora, com a tarefa completada, houve grande festa no país. A chegada ao topo foi transmitida ao vivo na televisão chinesa, bem na hora em que os alpinistas acenderam a tocha com a chama olímpica, carregando três bandeiras: da China, da Olimpíada de Pequim e dos anéis olímpicos.
O feito também foi
muito celebrado pela comitiva que escalou
o Everest, sendo que um dos integrantes chegou a gritar "vida longa a Pequim!".
Alpinistas carregaram três bandeiras: da China, da Olimpíada de Pequim e dos anéis olímpicos
Foto:
Ngawang Chagxi, AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.