Notícias

 | 29/04/2008 22h30min

Quatro times brasileiros estréiam nas oitavas da Libertadores

Cruzeiro, Flamengo, Fluminense e São Paulo jogam fora de casa quarta-feira

Quatro clubes brasileiros iniciam nesta quarta-feira os confrontos pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores da América de 2008. Às 17h40min, no Estádio La Bombonera, em Buenos Aires, o Cruzeiro enfrenta o atual campeão Boca Juniors. Às 19h45min, o Flamengo joga contra o América do México, no Estádio Azteca. Mais tarde, às 22h, o Fluminense duela contra o Atlético Nacional da Colômbia, no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín. Também às 22h, o Nacional do Uruguai recebe o São Paulo, no Parque Central, em Montevidéu.

O clicRBS acompanha todos os jogos das oitavas-de-final da Libertadores no Placar ao Vivo

Boca x Cruzeiro: um favorito vai cair

Com a moral elevada depois de golear o Atlético por 5 a 0 na final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro encara o Boca Juniors nesta quarta-feira, às 17h40min, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores. A partida no Estádio La Bombonera coloca frente à frente dois dos principais candidatos ao título continental.

A equipe celeste quer repetir o feito de 1994 quando, também pela Libertadores, venceu os argentinos em Buenos Aires por 2 a 1. Historicamente, o Cruzeiro é um dos únicos clubes brasileiros a conseguir tal feito – os outros foram o Santos de Pelé, em 1963, e o Paysandu de Iarley, em 2003.

Para superar a equipe do Boca, o técnico Adílson Batista terá todo o grupo à disposição. Nenhum jogador está fora devido a cartões ou lesões.

Já o Boca Juniors busca a recuperação contra a Raposa após a derrota para o San Lorenzo por 1 a 0 no último domingo. Na partida, vários titulares foram poupados pelo técnico Carlos Ischia, o que demonstra a preocupação dos argentinos com a Copa Libertadores.

O Boca Juniors tem, a seu favor, o Estádio La Bombonera, onde está invicto. Em 2008, foram oito jogos, seis vitórias e dois empates. Foram 20 gols a favor e sete contra, com um rendimento de 83,33%.

Carlos Ischia terá o retorno de cinco titulares, mas também perdeu jogadores para o departamento médico. O lateral direito Hugo Ibarra, o zagueiro Gabriel Paletta e o lateral-esquerdo Claudio Morel Rodríguez estão contudidos. Com isso, Álvaro González provavelmente será improvisado pela direita, enquanto Cáceres e Maidana formam a zaga e Fabián Monzon ocupa a lateral esquerda.

Flamengo joga empolgado no México

Embalado com a vitória na primeira partida da final do Campeonato Carioca no último final de semana, o Flamengo volta suas atenções para a Copa Libertadores. A sorte da equipe nas oitavas-de-final começa a ser definida nesta quarta-feira, às 19h45min, quando o time enfrenta o América-MEX, na Cidade do México, na partida de ida.

O grande objetivo do Flamengo é não repetir o erro cometido na Libertadores do ano passado. Após uma boa campanha na primeira fase, como também aconteceu desta vez, o Rubro-Negro caiu nas oitavas-de-final contra o Defensor-URU. Na ocasião, os flamenguistas perderam o jogo de ida por 3 a 0 e depois não conseguiram reverter a situação no Maracanã.

Para a partida desta quarta-feira, o desfalque do Flamengo continua sendo o meia-atacante Renato Augusto que, ainda sofrendo com um problema na perna direita, nem foi ao México com o grupo rubro-negro.

Sem muito tempo para treinar a equipe, diante da longa viagem que fez, o técnico Joel Santana faz mistério e só divulga a equipe nos vestiários do Estádio Azteca. Mas a tendência é o treinador repetir a formação que iniciou o clássico com o Botafogo.

O  Flamengo entrará em campo para enfrentar um adversário em crise. No campeonato local, o América não vence há 12 partidas. No último domingo, o time perdeu para o Necaxa e completou sua sexta derrota consecutiva. O América amarga a reserva na competição.

Na primeira fase da Libertadores deste ano, o América venceu as três partidas que disputou no Estádio Azteca. Por outro lado, o time mexicano perdeu nas três vezes em que atuou como visitantes. Sem recursos financeiros, o clube mexicano também não inscreveu nenhum novo jogador para a segunda fase da Libertadores.

Fluminense coloca melhor campanha em jogo contra Nacional-COL

O Fluminense visita o Atlético Nacional nesta quarta-feira, às 22h, no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia, pelo confronto de ida das oitavas-de-final da Copa Libertadores. O tricolor carioca fez 13 pontos e a melhor campanha da primeira fase na classificação geral e, por isso, terá a vantagem de decidir a vaga no Maracanã, na próxima semana. Os colombianos terminaram o Grupo 7 na segunda colocação, com oito pontos, três a menos que o São Paulo.

Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, acredita que a partida desta quarta-feira será muito equilibrada, pois entende que os colombianos partirão com tudo em busca de um resultado positivo. Para ele isso deixará a partida aberta, já que sua equipe tem características ofensivas.

Para este jogo, Renato Gaúcho confirmou que o meia Cícero será mantido improvisado no ataque. Isso porque Dodô, que segue se recuperando de uma cirurgia na face, se mostrou ainda receoso em algumas divididas nos treinos e ficará como opção no banco de reservas.

O Atlético Nacional entrará em campo embalado pela vitória de 3 a 2 sobre o rival América, no fim de semana, que manteve vivo o sonho de classificação para a fase decisiva do Campeonato Colombiano. O time ocupa a décima colocação com 19 pontos. O técnico Oscar Héctor Quintabani anunciou que mandará a campo a mesma formação que venceu no fim de semana.

São Paulo enfrenta a pressão do Nacional-URU

O São Paulo inicia nesta quarta-feira a disputa das oitavas-de-final da Copa Libertadores da América. O adversário: o tradicional Nacional, do Uruguai, tricampeão continental. O jogo será realizado a partir das 22horas, no caldeirão do Estádio Parque Central, que tem capacidade para apenas 15 mil espectadores.

Além da pressão, o São Paulo entra em campo para superar o trauma das péssimas atuações como visitante na Libertadores. Até o momento, o time paulista soma fora de casa dois empates, contra Atlético Nacional, da Colômbia, e Sportivo Luqueño, do Paraguai, e a derrota diante do Audax Italiano, do Chile, em uma atuação irreconhecível da equipe. Para complicar, o Nacional tem 100% de aproveitamento em seus domínios.

A partida desta quarta-feira será especial para o goleiro Rogério Ceni. Titular no clube desde o meio da década de 90, o arqueiro completa 800 apresentações pelo São Paulo. O camisa um é o jogador que mais atuou pelo Tricolor em toda a história.

A escalação do São Paulo deverá ser anunciada apenas momentos antes da partida. Na zaga, Zé Luis aparece como opção para atuar ao lado de Alex Silva e Miranda, já que o titular André Dias está no departamento médico. Na lateral-direita, a grande dúvida. No último coletivo antes da viagem ao Uruguai, Muricy Ramalho testou duas opções: o jovem Éder e Jancarlos, que pode fazer sua estréia pelo Tricolor após mais de um mês de treinos.

A expectativa é que as duas equipes priorizem as jogadas aéreas até para aproveitar as dimensões acanhadas do Estádio Parque Central. No São Paulo, cinco dos seis gols na Libertadores foram marcados de cabeça. No Nacional, a referência é centroavante Richard Morales, de 1m96.

Na escalação do Nacional, a grande dúvida está no meio-campo. Pelusso deve escolher entre Cardacio ou Arismendi para tentar bloquear as laterais do São Paulo, principalmente o lado esquerdo, que conta com o preciso Jorge Wagner.

GAZETA PRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.