| 24/04/2008 11h57min
O subsecretário de Estado dos Estados Unidos, John Negroponte, disse nesta quarta-feira que um boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim poderia desencadear uma polarização política na população da China.
– A medida inflamaria as tensões e polarizaria a atitude do 1,3 bilhão de chineses orgulhosos em receber os Jogos – comentou o subsecretário.
Em audiência na subcomissão de Relações Exteriores do Senado dos EUA, Negroponte também pediu ao Governo da China que pare de criticar o Dalai Lama e inicie negociações com o líder espiritual tibetano para chegar à paz.
– Se Pequim não entra em contato agora com o Dalai Lama, essa omissão só servirá para fortalecer aqueles que promovem as posições extremistas – comentou Negroponte, acrescentando que os EUA estão preocupados pela violência e as detenções no Tibete.
O presidente George W. Bush já confirmou sua presença nos Jogos, afirmando que aproveitará a estadia na capital chinesa para colocar o problema dos direitos humanos diretamente às autoridades de Pequim.
– É importante mostrar ao povo chinês que damos as boas-vindas à sua entrada no cenário internacional – comentou o governante.
Tanto o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, como a chanceler alemã, Angela Merkel, não assistirão à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 8 de agosto.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.