| 05/03/2008 20h18min
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quarta-feira que "o confronto com os Estados Unidos é inevitável".
— O confronto com os Estados Unidos é inevitável, porque enquanto nós queremos liberdade, eles querem nos manter subjugados (...), nós queremos pátria, eles querem colônia — disse.
Chávez fez as declarações durante o encerramento da Primeira Jornada Nacional de Formação Docente, após se reunir com Jon Lee Anderson, o autor de uma das biografias mais completas sobre a vida do guerrilheiro Ernesto Che Guevara.
O presidente venezuelano afirmou que essa foi sua resposta a Anderson, após uma
pergunta do jornalista sobre se Chávez acreditava ser inevitável o confronto com os
Estados Unidos.
Chávez sempre se referiu a um choque ideológico sobre duas formas de entender o mundo: o capitalismo americano em oposição ao socialismo bolivariano.
O governante destacou o trabalho de Anderson, especializado em temas latino-americanos e em invasões como as do Iraque e do Afeganistão, e lembrou a obra biográfica do escritor sobre o líder guerrilheiro, intitulada Che Guevara: A Revolutionary Life, considerada uma das mais completas sobre a vida do argentino.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.