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 | 04/03/2008 18h04min

Massa garante que está adaptado com novas regras da F-1

Carros para a temporada de 2008 não terão controle de tração e sistema automático de largada

Maior mudança da Fórmula-1 para a temporada 2007, a ausência do controle de tração já não é mais um problema para Felipe Massa. Depois de semanas de testes na Espanha e no Bahrein, o brasileiro garante que já está acostumado a usar novamente o acelerador de um carro da categoria.

O sistema de controle de tração foi legalizado em 2001 pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), depois de anos de infrutíferas tentativas de fiscalizá-lo. De uma forma resumida, ele impedia que as rodas do carro girassem em falso, de maneira que o piloto basicamente precisava acelerar fundo sem necessidade de dosar o pé para evitar erros.

– No começo, parecia uma mudança radical, mas é impressionante como o piloto aprende a fazer o trabalho de um controle de tração usando o pé – destacou Felipe Massa, que explicou a diferença de dirigir um carro de Fórmula-1 agora. – O acelerador era como um botão e você o usava de uma maneira radical, pois não era preciso modulá-lo para sair de uma curva ou ir acelerando devagar até chegar ao final. Hoje, é o piloto que tem que controlar o carro na saída da curva – comentou.

Massa detalhou as mudanças que sentiu na pista:

– Muda a maneira de dirigir principalmente em curvas de baixa velocidade, onde se tem muita potência e pouca aderência, havendo mais tendência em destracionar. Em curva de alta, o controle de tração entrava pouco, pois toda a carga aerodinâmica já empurrava o carro para baixo. Na freada, não altera praticamente nada – explicou.

O brasileiro explicou que não se surpreendeu com as reações do monoposto em pista seca, mas admitiu que a situação pode ficar complicada em corrida disputadas debaixo de chuva.

– Acho que se esse sistema fosse usado em uma prova como foi a do Japão em 2007 ninguém chegaria no final, pois tinha tanta poça que o piloto viraria passageiro do carro sem ter o que fazer. Não haveria como controlar o carro. Temos que pensar neste aspecto pela segurança. O espetáculo tem que vir de ultrapassagens e pegas na pista, não de carros batendo – comentou.

O fato de Michael Schumacher, que dirigiu boa parte de sua carreira sem controle de tração, ter treinado com o novo carro da Ferrari também não ajudou, de acordo com Massa.

– Até conversando com ele e outros pilotos, descobri que guiar um carro sem controle de tração no passado era muito diferente de agora. Não sei se é o motor V8, se é o jeito que o carro é fabricado, se são os pneus... mas era mais fácil você controlar o carro com os motores V10 do que agora. Ou seja, o trabalho do Schumacher foi do zero, como o nosso – revelou.

Ele também garante que não existe a menor possibilidade de alguma equipe usar controle de tração de forma velada.

– Antigamente era mais fácil, mas hoje em dia a federação internacional está acompanhando 100% a parte eletrônica. O que alguém pode fazer é trabalhar para tirar um pouco de potência do motor nas curvas de baixa velocidade, mas de jeito nenhum isso tem o mesmo efeito do controle de tração – garantiu.

Sistema automático de largada

Outra mudança técnica que a Fórmula-1 acompanhará em 2008 é a retirada do sistema automático de largada. Até 2007, bastava que neste momento os competidores acionassem a alavanca da embreagem, engatassem a primeira, apertassem o botão de largada do carro e tomassem o cuidado de soltar o manete da embreagem quando as luzes verdes acendiam, além de apertar o acelerador ao máximo.

Desta forma, ele não tinha que se preocupar se as rodas giravam em falso ou se os giros do motor estavam no patamar adequado, pois o sistema fazia tudo isso para ele. Agora, os pilotos terão que se virar sozinhos e o brasileiro acredita que isso pode provocar muito mais erros.

– Em uma condição normal, a largada vai ser mais difícil, pois é o piloto que vai ter que largar. Antigamente, a gente dizia que os primeiros 200 metros eram méritos dos engenheiros. Hoje em dia, o piloto tem que dosar o acelerador na primeira parte, que é onde se tem a tendência de perder tração. A largada vai ser humana agora – destacou Massa.

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