| 13/02/2008 04h18min
O Grêmio estréia na Copa do Brasil contra o seu clone, hoje à noite, às 21h45min. No outro lado do campo do Estádio José Fragelli, em Cuiabá, estará o Grêmio Jaciara, criado há 33 anos por gaúchos saudosos do clube do coração e da terra natal.
— Jaciara é a única cidade do Brasil em que até colorados torcem pelo Grêmio — brinca o gaúcho Ademir Gaspar de Lima, que cumpre na cidade o primeiro mandato de vereador pelo PT.
Aos risos, ele explica que o Grêmio em questão é o Grêmio Esportivo Jaciara, clube fundado em 15 de junho de 1975 por um médico gaúcho. Colorado e patrono do CTG Porteira da Amizade,
Ademir, natural de Arvorezinha, já garantiu presença hoje à
noite em Cuiabá, "para secar o Grêmio".
Bombachas e caubóis
Ouve-se muito "tchê" e "bah" em Jaciara. Também se toma bastante chimarrão. Mas não é comum ver pessoas andando pelas ruas com os trajes típicos do Sul. Com a chegada de nordestinos para trabalhar nas usinas de açúcar, a cidade começa aos poucos a perder as características gaúchas.
Na Semana Farroupilha, porém, as bombachas ganham espaço. No CTG Porteira da Amizade, há concorridos jantares. Também se mata a saudade do Sul em "bailes do chope" com música a cargo de bandas típicas alemãs. Muita gente é vista a cavalo na Festa do Peão de Jaciara. Nesse caso, não se trata de gaúchos. A festa reúne sobretudo paulistas, que se vestem como caubóis.
Prefeito é gremista
Há muitos gaúchos em Jaciara. Começaram a chegar na década de 80 e representam 40% dos 30 mil habitantes. Trabalham, sobretudo, em
plantações de soja e algodão.
— Aqui, o gaúcho é visto como um desbravador -
elogia o prefeito Max Joel Russi, 31 anos, gremista e paranaense de Nova Prata do Iguaçu, perto de Cascavel.
Russi assistiu no Olímpico à final da Libertadores. Estará no estádio hoje à noite, ao lado do colorado Blairo Maggi, o governador gaúcho do Mato Grosso.
— Tentei presenteá-lo com a camisa do Grêmio, mas ele recusou - conta Russi.
Gaúchos viajam
Cuiabá não era o local preferido pelo Jaciara para o jogo de hoje. O melhor, na opinião do presidente Anildo Dutra, seria em Rondonópolis, a 70 quilômetros de Jaciara e com colônia gaúcha maior. A distância da Capital é o dobro.
— Em Rondonópolis, o público chegaria fácil aos 12 mil torcedores. Em Cuiabá, serão uns 5 mil, no máximo. Lá, o pessoal torce mais por clubes paulistas e cariocas - conta o radialista João Batista da Silva.
O prefeito Max Joel Russi é muito mais otimista. Estima que pelo menos três mil
pessoas saiam de Jaciara direto para o Estádio José Fragelli.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.