| 10/02/2008 06h10min
Apesar de liderar seu grupo no campeonato estadual mato-grossense, o foco do Grêmio Esportivo Jaciara é a Copa do Brasil. Na quarta-feira da semana que vem, o clube fundado em 1975 estréia contra o Grêmio de Porto Alegre, time que inspirou sua fundação e do qual copiou uniforme e distintivo.
— Para nós é um sonho. A nossa melhor colocação no Estado é um vice-campeonato (em 2007). Então o grande objetivo é conseguir fazer a segunda partida no Olímpico (derrota por dois gols de diferença provoca eliminação) — disse o presidente do clube, Anildo Dutra.
Com uma folha mensal de R$ 70 mil (inferior ao salário de Roger, recém-contratado pelos gaúchos), o Jaciara
aposta no meia-esquerda Lairson (ex-Vila Nova-MG) e no
volante Pedrinho (ex-Coruripe-AL), que disputaram a Série C no ano passado. A comissão técnica foi trocada. José Macena, até o ano passado supervisor de futebol do Marília, assumiu o papel de treinador pela primeira vez e conseguiu três vitórias nas partidas que disputou do Estadual — o Jaciara ainda tem um jogo, neste domingo, antes de enfrentar o Grêmio.
Será um jogo no mínimo curioso. O clube foi fundado por um médico gremista que veio da Região Sul para cidade de 30 mil habitantes no sul de Mato Grosso. Embora a nova direção batalhe para desvincular a equipe de Jaciara do Grêmio - o fardamento agora é azul celeste com mangas brancas -, a campanha pela nova identidade tem um opositor de peso.
— O segundo time do nosso prefeito, que é presidente de honra do Jaciara, é o Grêmio. Pedimos (para jogar com) o Grêmio à CBF — confessa Dutra, que torce pelo Flamengo e desejava enfrentar o clube do coração (classificados à Libertadores, os cariocas não jogam a Copa
do Brasil).
O
afago ao prefeito Max Joel Russi ("Ele ficou muito contente", conta Dutra) resultou no confronto inédito. Grêmio e Grêmio Jaciara nunca se enfrentaram. O adversário de maior expressão a pisar no gramado do Estádio Márcio Cassiano da Silva foi o Vila Nova-GO, na Série C de 2007. Os gaúchos atuarão no Estádio Verdão, na capital Cuiabá, às 20h45min (21h45min em Porto Alegre) porque o campo do adversário só comporta 3 mil torcedores, capacidade insuficiente para a Copa do Brasil.
Na primeira rodada do mato-grossense, Jaciara aplicou 4 a 1 no Rondonópolis
Foto:
Crédito Dnei Matos, A Tribuna
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.