Notícias

 | 27/12/2007 09h07min

Federação estuda mudança na fórmula do Gauchão para 2009

Idéia é seguir regulamento do Estadual do Rio de Janeiro

O Gauchão de 2009 será à imagem e semelhança do Estadual do Rio de Janeiro. O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto Neto, irá propor a mudança de fórmula no próximo congresso da entidade, provavelmente em maio. A idéia é privilegiar os clássicos - pelo formato atual, não há garantia de que aconteçam porque os principais clubes estão em grupos diferentes.

– A fórmula do Rio é completa. É mais emoção – afirma Novelletto.

Conforme o dirigente, a aprovação do novo modelo é quase unânime. No encontro da FGF em Ijuí, no começo deste mês, os clubes sinalizaram apoio à iniciativa. Pelos estatutos, será preciso contabilizar pelo menos nove votos entre os 16 clubes.

Como a fórmula do Rio prevê enfrentamento entre todos os clubes, um Gre-Nal se tornará inevitável (neste ano, não aconteceu). É possível que se repita por até cinco vezes.

No Rio, os times são divididos em dois grupos e jogam entre si no primeiro turno e contra os da outra chave no segundo. Nas duas fases, há semifinal e final, em partida única. Os campeões dos turnos decidem o Estadual - se a mesma equipe vencer as duas fases, torna-se campeã por antecipação. O rebaixamento terá dois clubes, os piores na classificação.

– É bom porque é possível fazer uma péssima campanha no primeiro turno e se reabilitar no segundo – explica Novelletto.

O batismo para as fases (no Rio, os turnos chamam-se Taça Guanabara e Taça Rio) também será copiado por aqui. Novelletto pretende emplacar duas homenagens em 2009 aos ex-presidentes Fábio Koff e Fernando Carvalho, dois campeões do mundo.

O prazo para encaminhar a mudança da fórmula é até 60 dias antes do começo do campeonato de 2009. Para 2008, segue a fórmula adotada em 2007, com a diferença de que haverá dois rebaixados, e não quatro.

O diretor de futebol do Grêmio, Paulo Pelaipe, se mostrou surpreso:

– É a primeira vez que ouço falar nisso. Acredito que o Novelletto vá consultar os clubes.

O diretor-executivo do Inter, Newton Drummond, achou interessante.

- É uma possibilidade que tem de ser avaliada. Há uma tendência de propiciar mais clássicos, e isso é interessante. É uma tentativa de melhoria.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.