| 23/12/2007 13h59min
O líder do Partido do Poder do Povo (PPP) e veterano político de extrema direita Samak Sundaravej declarou vitória nas eleições legislativas da Tailândia, realizadas hoje, 15 meses depois do golpe de Estado que destituiu o antigo Governo do país.
Sundaravej, que lidera o partido criado pelos aliados do deposto primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, anunciou em entrevista coletiva que será o próximo chefe do Executivo da Tailândia.
— Serei primeiro-ministro, declarou o polêmico político.
Segundo a Comissão Eleitoral, com 80% dos votos apurados, o PPP ganhava as eleições com 230 das 480 cadeiras do Parlamento tailandês.
Sundaravej reconheceu, no entanto, que seu partido não conseguiu obter maioria absoluta, e que por isso terá que convidar outras legendas para formar uma coalizão de Governo.
Ele descartou a possibilidade de tentar estabelecer um Governo de reconciliação nacional com o Partido Democrata ou
com outras forças que integravam a oposição até o levante
militar.
— Este país precisa de uma oposição, disse.
O líder do PPP criticou a gestão do Governo interino instalado pelos militares, e liderado pelo general Surayud Chulanont.
— O que foi feito pelos militares durante todo este tempo não foi bom para o país — disse Sundaravej, que pediu às Forças Armadas do país que, a partir de agora, se mantenham afastadas da política.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.