| 22/12/2007 18h53min
A Força Aérea da Turquia bombardeou neste sábado "importantes alvos" do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, informou o Estado-Maior do Exército turco em Ancara. Em comunicado, o Estado-Maior turco afirmou que "centenas de terroristas foram eliminados", e que vai trazer a público os resultados da ofensiva no norte do Iraque, apresentando fotos e dados adicionais.
Os alvos foram atacados pela primeira vez entre as 14h25min e 15h locais (10h25min e 11h de Brasília) e novamente duas horas mais tarde. O Exército turco disse que o alcance de suas operações será conhecido nos próximos dias, e que estas continuarão sob qualquer tipo de condição meteorológica e de relevo.
— O PKK vai perceber que o norte do Iraque já não é um refúgio seguro para seus milicianos, e que não tem nenhuma possibilidade de derrotar o Estado turco", afirmou.
A agência pró-curda Firat confirmou os bombardeios e assinalou que aviões turcos
bombardearam vários pontos das cidades
iraquianas de Zap e Cemco, entre outras. A fonte, considerada próxima ao PKK, acrescentou que ainda não tem informações sobre possíveis vítimas deste ataque, embora tenha relatado que, desde o último dia 16, a aviação turca lançou quase cem toneladas de bombas sobre a cordilheira de Kandil, no norte do Iraque, onde as tropas turcas combatem o PKK.
No final de novembro, o Governo turco autorizou incursões limitadas de suas forças armadas no Iraque para combater as bases do PKK, que já atacou o Exército turco diversas vezes a partir do norte iraquiano.
Os militares turcos atacaram a região pela primeira vez no dia 1º de dezembro, mas o bombardeio mais importante foi o do último dia 16, que foi seguido por uma incursão terrestre de quase 500 soldados que combateram os guerrilheiros do PKK em terreno iraquiano e voltaram à Turquia no mesmo dia.
O espaço aéreo do Iraque está sendo controlado pelos Estados Unidos, e várias fontes confirmaram que os
ataques turcos só foram possíveis graças
a informações de inteligência dadas a Ancara por Washington. A Turquia acusa as autoridades iraquianas em Bagdá e as curdas do norte do Iraque de não fazerem nada contra a presença do PKK em seu território.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.