| 06/11/2007 14h16min
O ex-presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Onaireves Moura, de 60 anos, e mais oito pessoas foram detidos na manhã desta terça, em Curitiba, de acordo com informações do site do periódico Gazeta do Povo. As prisões foram realizadas pelo Núcleo de Repressão contra Crimes Econômicos (Nurce) durante a operação "Cartão vermelho", no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, de acordo com as informações do GloboEsporte.com.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) do Paraná, o grupo é suspeito de utilizar a FPF para cometer crimes de desvios de dinheiro, fraude processual e à execução, estelionato e apropriação indébita. Moura, segundo a Sesp, é apontando como o mentor da quadrilha. Onaireves Moura já foi deputado federal e fazia parte da tropa de choque do ex-presidente Fernando Collor. Como parlamentar em Brasília, foi cassado em 1993 por quebra de decoro, além de acusado de comprar votos de outros deputados.
As investigações começaram em junho deste ano e os desvios chegariam a R$ 5 milhões. Além da própria FPF, as supostas irregularidades envolveriam o Colégio Técnico de Futebol do Pinheirão, A FPFTV (televisão por internet), a Comissão Fiscalizadora de Arrecadação (Comfiar) e a Federação das Associações dos Atletas.
Segundo o delegado Sérgio Sirino, chefe do Nurce, Moura teria iniciado um projeto de criar uma igreja evangélica que se chamaria Rede de Deus para lavar dinheiro desviado de arrecadações dos campeonatos paranaense e brasileiro, além de outras irregularidades.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.