| 08/12/2002 19h47min
Representante da esquerda do PT, a senadora Heloísa Helena (AL) disse que vai votar contra a nomeação do economista Pedro Bodin para a presidência do Banco Central, caso ele seja indicado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para comandar a instituição financeira.
A senadora afirmou que a indicação de Bodin para o BC iria contra as posições do partido. Isso porque o presidente do Banco Icatu responde a processos sob acusação de crimes contra a administração pública quando foi diretor da área internacional do BC, entre 1991 e 1992.
– É meu papel votar contra o nome de pessoas que respondam a crimes contra a administração pública. Caso contrário, posso estar cometendo prevaricação – disse Heloísa Helena, que participou no fim de semana da reunião do diretório nacional do PT, em São Paulo.
Antes de assumir, toda a diretoria do BC tem de ser sabatinada e ter a indicação aprovada pelo Senado. A declaração de Heloísa Helena, por enquanto isolada, é insuficiente para que haja obstrução na nomeação, mas sinaliza a falta de consenso do PT em torno da formação da equipe econômica. O líder do PT no Senado, Eduardo Suplicy (SP) evitou entrar na polêmica, mas disse que "é preciso saber as informações precisas sobre qualquer pessoa que esteja sendo considerada".
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.