Notícias

 | 18/09/2007 23h

Cinema e TV ajudam zagueiros a aprender português

Sorondo e Orozco ainda não provaram o chimarrão

Matheus Beust  |  matheus.beust@zerohora.com.br

Unidos pelo idioma, mas nascidos em países diferentes, os zagueiros Sorondo e Orozco ainda não tiveram coragem de tomar o chimarrão gaudério. Enquanto se acostumam à vida em Porto Alegre, preservam os hábitos de seus países de origem: o uruguaio Sorondo toma seu mate, enquanto o colombiano Orozco prefere o café.

Conheça um pouco mais dos dois zagueiros que reforçaram o espanhol dentro do vestiário do Beira-Rio.

Aprendendo português com o cinema e a TV

Programas de televisão e filmes são alguns dos recursos usados por Orozco para aprender mais sobre a língua portuguesa. O zagueiro já foi ao cinema em Porto Alegre para conferir o Ultimato Bourne, que encerra a trilogia de ação estrelada por Matt Damon.

O colombiano diz que não teve problemas para entender a película já que compreende nosso idioma, mas tem dificuldade para falar português. Sorondo também gosta de cinema, mas ainda não conhece nenhuma sala da Capital.

Chimarrão é novidade para a dupla

Os novos zagueiros colorados dizem que ainda não provaram o chimarrão. O uruguaio Sorondo conta que costuma beber mate, bebida típica do Uruguai bem parecida com o chimarrão, mas que é feita com uma erva diferente da nossa. O colombiano Orozco prefere beber o café, uma das especialidades do seu país. Ele explica que aprovou o café brasileiro, além do churrasco.

Beleza da mulher gaúcha

Na hora de comentar sobre a beleza das mulheres gaúchas, os zagueiros, que são casados, ficam um pouco constrangidos e desconversam:

— Vocês querem nos separar? (risos) — brinca Sorondo, arrancando risos do colega Orozco.

Fã do compatriota García Márquez

Sorondo confessa que não é muito de literatura. Já Orozco se revela um grande fã de livros sobre a história recente da Colômbia, com temas como política e a guerra contra o narcotráfico. Ele aponta o compatriota Gabriel García Márquez como um dos seus escritores preferidos.

— Gosto de ler por causa das histórias e gosto de Garcia Márquez — diz Orozco, que ainda não teve a oportunidade de conhecer autores brasileiros.

Ao ritmo do rock e da salsa

Sorondo e Orozco adoram música. Os estilos, no entanto, são bem diferentes. O uruguaio gosta do rock uruguaio e destaca o som das bandas Los Buitres, La Trampa e La Vela Puerca. Quando jogou em Londres, pelo Crystal Palace, Sorondo conheceu a Thunder, cujo os integrantes eram torcedores do time inglês. O zagueiro lembra que, mais tarde, também acompanhou shows que a banda fez em excursões pela Argentina e Uruguai. O colombiano Orozco prefere a tradicional salsa, estilo muito conhecido na Colômbia.

Valdir Friolin  / 

Sorondo (E) e Orozco ainda não aprenderam o português
Foto:  Valdir Friolin


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

18/09/2007 23h13min
Idioma da zaga do Grêmio é o "mineirês"
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.