| hmin
Durante a Cúpula Latino-americana de Negócios, organizada pelo Fórum Econômico Mundial, o senador eleito pelo PT, Aloysio Mercadante, cobrou dos Estados Unidos que interceda em favor do Brasil junto às instituições financeiras internacionais e defendeu como prioridade do novo governo o restabelecimento de linhas de crédito:
– Temos três prioridades a curto prazo: crédito, crédito, crédito – afirmou.
Ao lado do secretário-adjunto do Tesouro norte-americano, Kenneth Dam, Mercadante não escondeu a importância dos EUA no processo:
– É absolutamente indispensável que se restabeleçam as linhas de crédito para o Brasil. A nossa parte estamos fazendo – declarou.
O representante do governo do presidente George W. Bush, não titubeou e lançou:
– Eu concordo. O crédito é extremamente importante. Mas, é claro, crédito é uma via de duas mãos. Confiança é parte disso.
Dam justificou que os EUA já têm feito a sua parte ao apoiar os empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao Brasil e argumentou que é da natureza das instituições financeiras internacionais serem ``preocupadas''.
Apesar de dar destaque à importância norte-americana na economia mundial, Mercadante voltou a afirmar que o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva vai endurecer as negociações comerciais com a maior potência mundial. E disparou:
– Vamos buscar refundar, fortalecer o Mercosul. Participaremos das negociações da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) de forma dura. Não sabemos jogar beisebol, jogamos futebol. Mas vamos aprender o seu jogo – ironizou, arrancando aplausos da platéia.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.