| 19/11/2002 18h31min
O coordenador da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Antônio Palocci, disse que a reunião entre sua equipe e a missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi bastante produtiva e sem dificuldades de diálogo. Segundo Palocci, o encontro, ocorrido na tarde desta terça, dia 19, serviu para o FMI conhecer a equipe do presidente eleito.
Sem dar muitos detalhes das conversas, o coordenador de transição informou que a equipe petista deixou claro ao integrantes da missão que o novo governo pretende cumprir os tratos já firmados com organismos internacionais, mas que a prioridade é a área social. Palocci disse ter mostrado aos integrantes do FMI que o governo não vai esquecer da necessidade de manter a estabilidade econômica, com controle fiscal e inflação baixa, mas que também não vai deixar de promover melhorias sociais.
– O presidente Lula faz questão que os programas de combate aos problemas emergenciais não sejam adiados.
Os integrantes da missão do FMI saíram do encontro demonstrando confiança e otimismo e fazendo elogios à proposta de política econômica e social do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
– A política econômica que estão propondo é muito prudente e apropriada. Parece-me que os mercados internacionais responderam bem ao presidente Lula – disse o chefe da missão do FMI, Jorge Marquez-Ruarte.
Palocci disse que Lula não adiará a implementação de projetos sociais, como o Fome Zero. De acordo com ele, a população brasileira depositou no PT "grande esperança" para a resolução dos problemas sociais do país.
– Houve compreensão muito clara sobre isso – disse sobre a reação do FMI.
Ao ser indagado se seria um interlocutor do novo governo com FMI – assim como o ministro Pedro Malan é no atual governo – Palocci desconversou, afirmando que isso não cabe a ele, e sim à equipe econômica a ser indicada por Lula. Segundo ele, esta futura equipe terá condições de manter um diálogo elevado com o FMI.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.